Geração YouTube:

Um mapeamento sobre o consumo e a produção infantil de vídeos para crianças de zero a 12 anos. Brasil – 2005-2016
Luciana Corrêa – ESPM Media Lab – São Paulo – 2016

Objetivos do estudo

1 – Contribuir para a reflexão sobre as culturas infantis contemporâneas e para o debate social sobre o tema infâncias, comunicação e consumo.
2 – Observar e mapear o conteúdo em vídeo produzido por e para crianças no Brasil.
3 – Incluir a participação da criança brasileira pequena (0-12) em estudos no campo da comunicação social.


Cenário

linha-vermelha
O relatório, “Children and Internet use: A comparative analysis of Brazil and seven European countries”, produzido a partir de pesquisas comparáveis entre os oito países participantes, divulgado no Brasil em 2015 pelo CGI.br, aponta uma significativa presença de crianças e jovens brasileiros nas redes sociais comparada aos demais países do estudo.

cenario1

78% das crianças e adolescentes brasileiros usuários de internet possuem perfil próprio em redes sociais – Dinamarca (81%) e Romênia (78%).

cenario2

No Brasil, as crianças de 9 e 10 anos são as mais presentes (52%) entre os países analisados: Romênia (50%), Dinarca (41%), Portugal (26%), Bélgica (22%), Reino Unido (19%), Itália (15%) e Irlanda (14%).

cenario3

Assistir aos vídeos ou clipes on-line e utilizar redes sociais são as atividades mais citadas por crianças e adolescentes com idades entre 11 e 16 anos em todos os países do estudo.


 

Estudo com foco em crianças nativas digitais.

linha-vermelha

Os nativos digitais (PRENSKY, 2001) se caracterizam como uma geração que já nasceu imersa no desenvolvimento das novas tecnologias, para quem os jogos de computador, a internet, o telefone celular, o corrêio eletrônico ou as mensagens instantâneas fazem parte integrante da vida.
 
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.
Fonte: Digital Natives, Digital Immigrants
Recentes estudos desenvolvidos pelos membros da comunidade TIC Kids Online evidenciam a importância de dedicarmos pesquisas e atenção a crianças de 0 a 8 anos. Nos últimos 5-6 anos houve um aumento significativo de uso de internet por crianças menores de 9 anos.
 
Ao observar essas evidências o ESPM Media Lab, em 2015, iniciou a pesquisa sobre o mapeamento do comportamento infantil no YouTube Brasil.
 
Para além de qual região se encontram, de onde acessam, em qual dispositivo ou a frequência, a área de pesquisa Famílias e Tecnologias, dedicou atenção ao conteúdo consumido e os usos e apropriações que as crianças de 0 a 12 anos fazem do YouTube no Brasil.
 
HOLLOWAY, Donell, GREEN Lelia and LIVINGSTONE, Sonia, with members of the EU Kids Online network.
Fonte: Zero to Eight: Young children and their internet use. The London School of Economics and Political Science. London, 2013.
 


Resultados

linha-vermelha

Icone1Veja os resultados detalhados 2015
Icone5Veja os resultados detalhados 2016
Icone3Acesse o release para a imprensa
Icone4Leia as notícias
 

 

Referências

linha-vermelha

CORRÊA, Luciana. EU TENHO “INSTA”: Infâncias, consumo e redes sociais, os usos e apropriações do aplicativo Instagram por crianças na cidade de São Paulo. ESPM São Paulo, 2015:
Acesse

CORRÊA, Luciana. O QUE TEM DENTRO DA CAIXA? Crianças hipnotizadas pelo YouTube Brasil, as fronteiras entre entretenimento, conteúdo proprietário e publicidade. PUC Rio de Janeiro, 2016.
Acesse

CORRÊA, Luciana. GERAÇÃO MINECRAFT.
Uma abordagem cultural sobre o consumo de vídeos por crianças no YouTube Brasil, ESPM São Paulo, 2015.
Acesse

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2014
Crianças/adolescentes:
Acesse

Resultados Análise de Redes Facebook
Raquel Recuero – Categorias da pesquisa
Acesse

links Relacionados

linha-vermelha

19/11/2015 – Why YouTube is the new children’s TV… and why it matters – Acesse
25/11/2015 – YouTube Kids: campaigners criticise app for its ‘junk food’ videos – Acesse
13/9/2015 – Estrelas mirins podem transformar a internet em primeira tela – Acesse
28/03/2015 – Minecraft faz crianças idolatrarem donos de canais do YouTube – Acesse
2/03/2015 – Top 100 canais do YouTube mais que dobraram audiência no último ano – Acesse
2/03/2015 – YouTube’s top 100 channels have more than doubled their views in a year – Acesse
27/02/2015 – Top 100 Most Viewed YouTube Channels Worldwide • January 2015 – Acesse
26/07/2014 – YouTube afirma que Brasil é o 2º país em consumo de vídeos do portal – Acesse
Book Review – Kids on YouTube: Technical Identities and Digital Literacies – Acesse
Digital deception: Legal questions surround new “YouTube Kids” app – Acesse
  
LINKS
https://tubularlabs.com
http://socialblade.com
http://similarweb.com.br

 

Quem somos