Ainda não estava popularizado o termo “transmídia”, mas no Brasil algumas experiências começavam a ser feitas. O especial da revista Fórum, então impressa (atualmente é um site), rodou uma reportagem que entregava um mini-documentário, fotos, textos, áudios, sobre o derramamento do agrotóxico endosulfan (proibido em dezenas de países) produzido pela Servatis no rio Paraíba do Sul, que abastece de água parte do estado do Rio de Janeiro. Tudo foi licenciado em domínio público, numa experiência que foi chamada pelos produtores Andre Deak e Paulo Fehlauer de “jornalismo open-source”.

 

O vídeo foi distribuído na rede online Current TV, mais tarde comprada pela Al Jazeera. Também circulou em alguns canais de TV. As fotos ficaram disponíveis no Flickr, assim como áudios e vídeos foram liberados para download.

 

Jornalismo Open Source
Praticamente todo o material da apuração realizada que culminou neste trabalho jornalístico está disponível neste site. Áudios, fotografias em alta definição, vídeos e a transcrição das entrevistas podem ser acessados aqui. Com isso, esperamos tornar mais transparente o trabalho de reportagem. Qualquer um que esteja interessado pode realizar outras edições a partir do material disponível. Oferecer a íntegra de todas as entrevistas realizadas (quase 15) também permite que o leitor possa se aprofundar em algum tema específico. A internet permite que o conteúdo de uma reportagem seja praticamente enciclopédico. Não há limite de espaço para publicação. Permitir que o usuário interessado tenha acesso a todos os aspectos observados pelo repórter – no formato em que aquela realidade tiver sido capturada, seja imagem, texto, seja áudio – é um benefício que a rede traz ao trabalho jornalístico.

Texto retirado do site via Wayback Machine

O site especial que foi produzido não está mais no ar, mas pode ser visto via WayBack Machine.

 

SAIBA MAIS

Making of do processo (por Andre Deak)

Texto publicado na revista Forum