Começou com um projeto nos EUA que mostrava as conexões de cem, depois 500, depois mil corporações, em que às vezes um diretor que participa do conselho de cinco ou seis das maiores empresas do país é ao mesmo tempo membro de conselhos do governo federal. A primeira versão do site They Rule foi ao ar em 2001.

Depois surgiu no Chile a Poderopedia, projeto colaborativo para mapear quem é quem nos negócios e na política. O projeto já está na Colômbia e na Venezuela.

No Brasil, a ONG Repórter Brasil lançou o site Eles Mandam, mostrando quem tem assento nas maiores empresas e fundos de pensão do país. Em 2014 foi consolidada a segunda etapa de organização do banco de dados que mostra relações diretas e indiretas de grandes grupos econômicos na economia brasileira.

Jornalismo de base de dados e visualização de dados interativa. “Eles Mandam” é uma iniciativa da Repórter Brasil, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert.

A reportagem é de Roberto Rockmann, a produção e pesquisa de Hélen Freitas e o desenvolvimento da plataforma foi realizado por Tiago Madeira. A edição é de Leonardo Sakamoto e de Marcel Gomes.

 

SAIBA MAIS

Sobre o projeto