Parceria ESPM Media Lab e DocuBase MIT

Eu queria uma ideia bem simples: você poderia apenas assistir o filme e não fazer nada a respeito. Porém, se ficasse interessado, poderia arrastar para baixo e descobrir mais. Me inspirei em como os tablets estão mudando a maneira como lemos.

Kat Cizek, diretor, extraído do Fast Company

HIGHRISE, o mundo de histórias e multi-projeto do National Film Board do Canadá, investiga a vida de residentes em torres ‘highrise’ (arranha-céus), com passagens por Toronto, Havana, São Paulo, Beirute e diversas outras cidades. Comunidades são reveladas e, por vezes, reconstruídas por meio dos processos participativos e projetos locais que se tornam parte desta coleção documentarista interativa.

Mas o que dizer sobre a relação do arranha-céu com o tempo, não apenas com o espaço? A Short History of the Highrise (Uma breve história do highrise, em tradução livre) aborda esta questão ao canalizar a história antiga da vida vertical, conectando essas raízes com a situação de hoje. O projeto tem a forma de um livro infantil interativo, usando uma narração em rimas que conta toda a história em uma série de capítulos onde os usuários podem se aprofundar e desbloquear outros conteúdos, como entrevistas e imagens.

Produzido junto com o New York Times – um bastião da narrativa não-ficção em uma cidade famosa por seus arranha-céus e torres – A Short History of the Highrise acrescenta outra camada ao universo de HIGHRISE, incentivando as pessoas a repensar o significado dessas estruturas gigantescas e como têm moldado a vida humana por tanto tempo.

Highrise, como disseram seus produtores, é um projeto sem fim: a cada ano podem surgir novas camadas da história. Já foi uma exposição multimídia, um web site interativo, uma plataforma HTML5 interativa e continua recebendo abordagens distintas.

SAIBA MAIS

Docubase: Highrise