Parceria ESPM Media Lab e DocuBase MIT

O documentário interativo Hollow investiga o declínio populacional nas áreas rurais dos Estados Unidos, principalmente em McDowell County, no estado de West Virginia. Na época de seu lançamento, a população do condado era 22 mil, bem abaixo dos 100 mil na metade do século 20. Elaine McMillion Sheldon, diretora do projeto, constatou que muitos jovens, ao se tornarem adultos, deixaram o estado em busca de outras oportunidades – um fenômeno ainda presente em toda a América rural. A equipe de dez profissionais do Hollow, incluindo designers, desenvolvedores, artistas de visualização de dados, organizadores comunitários e jornalistas, passou quatro meses em McDowell County durante o verão norte-americano de 2012. Lá, trabalharam com moradores locais a fim de documentar a história da comunidade. Durante oficinas mensais realizadas no colégio local, moradores colaboraram com McMillion Sheldon para definir os temas do projeto e identificar as suas próprias aspirações para com McDowell County.

Hollow é um envolvente documentário HTML5 e apresenta vídeos criados pela comunidade e imagens captadas por McMillion Sheldon. Trinta retratos em vídeo dos moradores de McDowell são distribuídos em cinco seções temáticas que abordam temas como saúde, ativismo comunitário e o impacto da indústria do carvão na região. O projeto baseia-se em visualizações dinâmicas de dados, onde as estatísticas são acompanhadas por narrativas pessoais. Para naturalizar a interatividade do projeto, os designers fizeram grande uso de uma técnica de ‘parallax scrolling’, providenciando um fluxo ininterrupto da história.

O financiamento inicial de Hollow foi feito através de um iniciativa de crowdfunding. Uma campanha no site Kickstarter levantou US$ 28 mil, e doações do New Media Fund do Tribeca Film Institute e West Virginia Humanities Council completou todo o orçamento.

Recursos adicionais:

Jeff Soyk, diretor de arte e designer de experiência do usuário de Hollow, conversou sobre o processo de criar o documentário com a equipe do MIT Docubase. Confira a entrevista aqui. Abaixo, veja os documentos originais de planejamento e processos que ele aborda e descubra como a equipe de Hollow realizou seu projeto, desde a concepção até sua conclusão.

 

Oficinas comunitárias

Na parte inicial do processo, a autora do projeto, Elaine McMillion Sheldon, realizou oficinas comunitárias para contar histórias e conduziu mais de 70 entrevistas.

 

Pesquisa

Fizemos muitas pesquisas de mercado logo no início e assistimos todo documentário interativo possível. Esses exemplos nos ajudaram a desenvolver um briefing estratégico – algo muito importante para começar qualquer projeto – e a responder a algumas perguntas básicas, como: quais são as nossas metas e objetivo principal? Quem é o público-alvo e porque eles deveriam se importar? Como mensurar o sucesso?

É uma história em desenvolvimento. Estamos incentivando uma discussão e não simplesmente aceitando o destino dessas cidades”.

Elaine McMillion Sheldon, autora, extraído da Filmmaker Magazine

 

SAIBA MAIS

Docubase: Hollow

O Diretor de arte e user experience designer Jeff Soyk discutiu o processo de making of numa entrevista aqui.

Hollow: Lessons Learned, um Google Hangout com Elaine McMillion Sheldon e outros membros do projeto, realizado pelo Tribeca Film Institute e Collabdocs.

Um estudo de caso: TFI Transmedia Case Study: “Hollow” realizado pelo jornal The Independent