A rotina dos trabalhadores da indústria de abate de aves, suínos e bovinos envolve inúmeros riscos devido ao manuseio de instrumentos cortantes, a pressão por altíssima produtividade e, não raro, jornadas exaustivas em ambientes frios e insalubres.

Produzida pela Repórter Brasil, a investigação Moendo Gente mostra os maiores problemas da indústria dos frigoríficos, um dos principais setores do agronegócio nacional. Atualmente, emprega mais de 750 mil pessoas e, em 2011, chegou a exportar o equivalente a US$ 15,64 bilhões em carnes.

O site Moendo Gente relata problemas em 24 plantas frigoríficas pertencentes às três principais empresas que abastecem nossos supermercados e fazem do país o líder mundial na exportação de proteína animal: JBS, Marfrig e Brasil Foods.

jogo_editada_2014Em 2011, a Repórter Brasil lançou um documentário mostrando o retrato do trabalho em frigoríficos, chamado “Carne, Osso”. Lançou ainda uma cartilha impressa para ser distribuído no meio rural, e também um jogo de tabuleiro (veja foto), “Escravo, Nem Pensar!”, que ensina às crianças o trabalho do aliciador e as maneiras pelas quais são capturadas pessoas para a escravidão.

Saiu também um game online, que segue na estratégia transmídia de contar muitos aspectos de uma mesma história, com diferentes formatos em diferentes mídias.

SAIBA MAIS

Repórter Brasil anuncia lançamento