Um dos jornais brasileiros pioneiro na produção de especiais interativos e multimídia é o Jornal do Commercio, do Recife (PE). Em 2013 lançou o projeto Meninos do Brasil. Conta a história de 25 jovens que viviam nas ruas de Caruaru, no Agreste do Estado. A reportagem resgata a vida desses garotos dez anos depois, mostrando que a maioria seguiu uma trajetória de morte e exclusão – apenas um seguiu nos estudos.

Foi publicado no impresso, como caderno especial, como webdocumentário no Portal NE10, com conteúdo adaptado ainda para televisão e rádio. Ganhou os prêmios Tim Lopes e Vladimir Herzog em 2014.

Também foi produzido um livro feito pelos próprios jovens. O site do projeto conta que “em 2003, os meninos e meninas do Comviva viveram a aventura de imaginar um livro. Cada um escreveu seu texto, contou a sua história. Cada um chorou suas tristezas, desenhou suas pequenas alegrias. Mas o livro nunca virou realidade. Ficou adormecido, esquecido em folhas de papel avulsas. Dez anos depois, o livro dos sonhos finalmente ganha vida. Texto a texto, a publicação foi montada para este webdocumentário e pode ser agora folheada em 32 páginas, carregadas de lembranças e saudade”.

SAIBA MAIS

Baixe o PDF do livro escrito e desenhado pelos jovens do projeto.