Parceria ESPM Media Lab e DocuBase MIT

Há milhares de histórias esperando para serem contadas de forma colaborativa por milhões de pessoas que não se conhecem.

Sep Kamvar, co-criador, extraído de WorkBook Project

Muito do conteúdo on-line, como atualizações, reações, comentários, curtidas (ou des-curtidas) é pessoal e repletos de emoção. We Feel Fine, de Jonathan Harris e Sep Kamvar, é um projeto orientado por dados e projetado para documentar, destacar e visualizar dados emocionais. Em 2005, Harris e Kamvar começaram a reunir posts em blogs que incluíam a frase “Eu sinto…” ou “Eu estou sentindo…”, assim criando um grande arquivo de emoções on-line contendo metadados básicos relacionados à quem publicou, incluindo seu sexo, idade, localização e condições climáticas locais. Até 2009, Harris e Kamvar haviam registrado nove milhões de sentimentos em 2,3 milhões blogs, com 15 mil a 20 mil publicações diárias.

We Feel Fine apresenta um design cinético, interativo e com uma série de métricas de busca. Usuários podem começar ao escolher um sentimento de forma aleatória, ou podem navegar o site de forma metódica, fazendo buscas por meio de metadados customizados ou por um dos milhares de sentimentos arquivados. A partir daí, o conjunto de dados tem seis possíveis visualizações, cada uma revelando um aspecto diferente da emoção humana.

SAIBA MAIS

Docubase: We Feel Fine