Parceria ESPM Media Lab e Docubase MIT

Foi o primeiro lugar que fui sozinho, sem a minha família. Quando lembrei que tinha passado por lá, procurei, e vi que não existia mais. Não estava nem no mapa mais. Esse foi nosso ponto de partida: o que houve com a cidade?

Michael Simons, criador, extraído do Nieman Storyboard

E se a sua cidade natal deixasse de existir? Pine Point foi uma cidade pequena nos territórios do noroeste do Canadá, construído ao lado de uma mina de chumbo e zinco, e nunca chegou a ter mais de 1.200 habitantes. Michael Simons e Paul Shoebridge, também conhecido como “The Goggles”, desvendam a história da cidade através das lembranças de seus antigos habitantes.

Em Welcome to Pine Point, a breve história da cidade é apresentada em um formato de página de lembranças, com vídeos, entrevistas, coisas efêmeras e outros artefatos. Usuários podem interagir com o documentário ao reorganizar os objetos na página da mesma forma que fariam com seus próprios arquivos. Enquanto a história é apresentada em um formato linear, o público pode se deslocar entre o passado agitado da cidade e seu atual estado de total abandono. Inspirado em um website de Pine Point feito por um antigo morador, Welcome to Pine Point mostra como as pessoas acessam o tempo e espaço do passado e o que é preciso para construir as pontes para trabalhar essas memórias.

SAIBA MAIS

Docubase: Welcome to Pine Point